domingo, 12 de abril de 2020

TELEFONEMA



Por: Delfim Silva Pires
CARDIOLOGIA

O celular tocou; no meu caso, o toque é um western italiano. Atendi 

— Moisé é a Dora, a Dora, Moisé.

Dizia rápido por cima do meu alô, que, decerto, nem ouvia, tão certa estava de estar com Moisés. Sua voz era entusiasta, cheia de vida, vibrante, comia o “s” de Moisés, como se dessa forma encurtada, estivesse mais próxima do Moisés; ao mesmo tempo, pronunciava a Dora com a sílaba Dó bem aberta, fazendo o mesmo com o Zé de Moisé.

Pela entonação e intimidade, parecia-me que a Dora era só de Moisés e ela o adorava. Quando dizia — É a Dora, até parece que eu ouvia a continuidade: a Dora que te adora, a tua Dora; tamanho o encantamento que havia na voz da Dora. Mesmo com todas essas sensações e sentimentos, tive que dar continuidade a ligação.

Alô, aqui é fulano de tal, não tem ninguém com esse nome. Ela baixou o tom e ainda disse:

— Moisé, a Dora, Moisé, em um tom cada vez mais baixo até se tornar um sussurro e desligar.

Eu fiquei com uma vontade imensa de ser o Moisé da Dora. A Dora devia ser uma mulher muito cheia de si, muito segura, que se dava tão simples e completamente ao seu Moisé, como se não houvesse no mundo outras possibi-lidades, que não o seu Moisé.

Há quanto tempo eu não recebia ou ouvia um chamado com tanta ternura, com tanta vibração...

Que vontade que aquela ligação não terminasse nunca, ainda que eu não fosse o Moisé.

Mesmo que nada fosse pra mim, ouvir aquela voz era muito bom, queria reter o encantamento daquela voz, não queria acabar com o que ela despertava em mim.
Minha realidade era infinitamente mais pobre do que meus sentimentos, do que meus sonhos.

Devia voltar para o isolamento do meu plantão no Sábado de Aleluia...

É, deve ser isso, como todos estão comemorando a Páscoa com suas famílias, estar só fica ainda mais solitário.

Que pena, foi um engano. Engano a ligação, mais que isso, engano dos meus sentimentos.
De qualquer forma, obrigado Dora, ainda que sem querer ou saber, despertou  em mim tais sentimentos! Pra você, para o seu Moisé, e para todos que possuem bondade no coração:

Feliz Páscoa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...