segunda-feira, 19 de julho de 2021

DE BOMFIM PAULO BOAS VINDAS

 

"Minha cidade amanheceu cobertas de nuvens. Empino um pensamento colorido..."

E com ele crio um sol sorridente que acorda os Bem-te-vis, faz cócegas nos Sábias, e puxa as orelhas dos cães vadios que cochilam debaixo das estátuas nas Praças, onde uma chuvinha de nada criou lindas poças d'água.

Minha cidade cresceu demais, ficou barulhenta, se fez ficar com um sotaque... Nipohebraicoitaloportugues...

Minha cidade é de todas as idades, de todos os costumes, de todos os temperos, de todos os desmazelos, de todas as danças, de todas as transas, de todas as prosas, de todas as rosas, de todos os abraços, de todos os beijos, de todos os queijos, de todos os credos, de toda a fé, de todo o Axé, de todos os Deuses.

E porque te quero, e porque me queres, não te dou adeus, quando eu for de vez, eu me abrigarei para sempre em teu chão, ou queimarei, e como tua fumaça subirei ao céu poluído que te abraça.

Mas hoje feliz, meu coração Ipiranga grita...

Minha cidade amanheceu coberta de nuvens.

Empino um pensamento colorido...

E tal qual como se tecesse um vestido de rendas, cubro São Paulo.

 

LUIZ JORGE FERREIRA

Melhor Poesia – Prêmio Bernardo de Oliveira Martins 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...