sexta-feira, 1 de novembro de 2019

O BANDEIRANTE - nº 324 - NOVEMBRO de 2019

O BANDEIRANTE - edição 324 - Novembro de 2019

Editorial: 

A morte na literatura 

Logo no início do mês de novembro, reverenciamos os entes queridos falecidos e a morte retorna como tema de reflexão.
Na Literatura ela constitui um importante instrumento de dramatização e por vezes determina o sucesso de um livro. Com certeza a história de amor de Romeu e Julieta não teria o mesmo impacto se os enamorados fossem felizes para sempre.
A morte pode ser narradora como em “A Menina que Roubava Livros” de Markus Zusak. Ou estar associada à solução de crimes nas tramas que consagraram Agatha Christie e Arthur Conan Doyle e nos mistérios de Edgar Allan Poe.
O poder criativo de Machado de Assis deu voz a um personagem morto em “Memórias Póstumas de Brás Cubas” enquanto Liev Tolstoi nos conduz a refletir sobre o sentido da vida no livro “A Morte de Ivan Ilitch”.
A morte é tão necessária que José Saramago em “As Intermitências da Morte” aponta os problemas de um mundo em que ninguém morre. Na poesia, não há como não se emocionar com João Cabral de Melo Neto em que “a morte severina ataca em qualquer idade e até gente não nascida”.
A morte de fato é um enigma “que chega cedo pois breve é a vida” (Fernando Pessoa), “um poderoso vento” (Cecília Meireles), “um regaço como clausuro de paz” (Casimiro de Abreu) “que vem de longe do fundo dos céus” (Vinicius de Moraes) e que “talha as estátuas e a engendra a glória” (Guilherme de Almeida).
Manuel Bandeira ouviu a morte sorrateira batendo à porta, provocando medo, mas que no fundo “era a doçura da amada que amara com mais amor”. Fazendo parte do ciclo natural da existência, a morte é bem-vinda na Literatura.
Mas a temida “morte em vida” também pode ocorrer com os livros. É quando eles ficam em um canto sem terem sido lidos, às vezes nem sequer folheados. Depende de nós evitar que isso aconteça. Por isso, neste mês de novembro em que refletimos a importância de viver o dia a dia, vamos colaborar para que cada livro também cumpra o seu destino? Vamos?

Márcia Etelli Coelho
Presidente da Sobrames-SP

Leia a edição completa clicando no link a seguir:
O BANDEIRANTE - NOVEMBRO 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...