|
..
Um importante cinquentenário
Em 1939 o Dr. Eurico Branco Ribeiro fundava o Sanatório São Lucas, no bairro da Liberdade em São Paulo. Na época ele, talvez, não imaginava que tempos depois o local seria a sede da SBEM - Sociedade Brasileira de Escritores Médicos que ele próprio fundaria e que a partir de 1979 passou a denominar-se SOBRAMES Sociedade Brasileira de Médicos Escritores.
O Sanatório objetivava uma assistência mais humanitária aos doentes e um pólo de aperfeiçoamento para os médicos. A palavra sanatório referia-se ao ato de sanar, sarar, recuperar a saúde. E o nome São Lucas foi lembrado por ser o patrono dos médicos.
A partir de então, o Dr. Eurico começou a se interessar pela história da vida desse evangelista, iniciando uma ampla pesquisa que duraria 30 anos até a publicação de sua coletânea “Médico, Santo e Pintor” em 1969. Uma tarefa incessante que exigiu do Dr. Eurico muitas viagens, leituras, correspondências, intercâmbio, numa época em que ainda não havia a internet.
Essa dedicação nos faz pensar no quanto é importante ter um ideal que nos abrace e nos faça lembrar que a vida pode ser muito mais do que a luta pela sobrevivência.
Ao se comemorar o cinquentenário da edição do “Médico, Santo e Pintor” a SOBRAMES se prepara para uma Jornada que visa propagar os ideais de harmonia, confra-ternização e incentivo literário.
Que a chama sobramista iniciada pelo Dr Eurico se mantenha acesa por muitos e muitos anos.
Depende de nós!
Márcia Etelli Coelho Presidente da Sobrames-SP Leia a edição completa clicando no link a seguir: O BANDEIRANTE - ABRIL 2019 |
|
Notícias, informações, textos literários, publicações, autores e muito mais da Sobrames- Regional do Estado de São Paulo
terça-feira, 2 de abril de 2019
O BANDEIRANTE - nº 317 - ABRIL 2019
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário