quinta-feira, 14 de março de 2019

RIO PREGUIÇAS


Por: Manoel de Jesus de Sousa Lisboa
DIREITO


Muitos poetas cantaram o rio de sua cidade, de seu estado, de seu país.
Fernando Pessoa:
“O Tejo é mais belo que o rio que
corre pela minha aldeia...”
Luiz Jorge Ferreira cantou: “Panacuera, Rio da minha vida”.
Adailton Milhomens da Silva:
“Não sei o que é o mar,Minha Terra não tem mar:
Mas tem o Rio Preto,
Que é mais lindo que o mar”.


Barreirinhas tem mar, mas passa lá longe.
Depois do Caburé, e do povoado Atins.
No entanto, quem banha a minha cidade é o Rio Preguiças,
Cujas águas turvas guardam mistérios indecifráveis.
O Rio abraça a cidade como se quisesse por no colo.
Em seguida como quem não se desgruda de um grande amor,
Segue o seu curso indo desaguar no mar.
Rio Preguiças quantas vezes quando criança,
Tomei banho e nadei em tuas águas!
Água que mata a sede dos ribeirinhos, e dos citadinos!
Tuas águas nunca haverão de morrer.
Os teus filhos irão cuidar de ti,
Não permitirão que nada de ruim te aconteça.  
Jamais quero ouvir alguém dizer:
“As águas deste rio um dia foram limpas,
nelas tomei banho, pesquei, nadei, passeei de canoa...”.
Porém, uma grande tristeza desaba sobre mim,
Toda vez que ouço frases correlatas
sobre os Rios Tietê e Pinheiros, em São Paulo.
Suas águas que passam pela metrópole estão mortas.
Foram trucidadas, asfixiadas e estranguladas pelo progresso.
Com a chegada do turismo amiúde em Barreirinhas,
Tomara que o Rio Preguiças não tenha o mesmo destino
dos rios das cidades grandes.
Eu me preocupo com o futuro do Rio Preguiças,
A mansidão de suas águas o faz seguir imponente,
Lambendo as areias de suas margens.
Fazendo os manguezais e as plantas florescerem.
À tardinha garças, sabiás, pipiras, macacos...
Compõem a fauna e a flora numa mesma irmandade.  
Rio Preguiças tu sempre serás fonte interminável de vida!
Inspiração para os casais enamorados.
Teu curso mira e atinge o Oceano Atlântico,
Destemido, altaneiro, majestoso, único e ainda,
Embala o frescor da juventude que um dia passou por mim!

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...