quinta-feira, 14 de março de 2019

A MELHOR ESCOLHA


Por: Sérgio Pelegrini Marun
OFTALMOLOGIA

Chegamos ao sexto ano da faculdade, as emoções do fim do nosso sonhado curso na flor da pele. A faculdade tinha condições de manter vinte alunos para o internato, os demais seriam colocados, no Hospital Municipal de São Paulo, quarenta, e nos hospitais Ana Costa e Santa Casa de Misericórdia, em Santos, os últimos trinta e seis.
Era uma decisão muito difícil, os alunos seriam sorteados e poderiam optar por um dos quatro hospitais, na ordem do sorteio. Estávamos tensos, os interesses pessoais, as necessidades e as obrigações assumidas falando muito mais alto que o próprio coração amante de Botucatu.
Desespero e mesmo pavor tomavam conta de cada um de nós todos, e de mim em particular. A decisão marcaria o início de uma vida nova, a incerteza e o desconhecimento dos locais indicados, somados à necessidade de estar próximo da família, como apoio à jovem esposa que iria passar inumeráveis dias e noites, puseram-me em um pânico velado.
Tomei a decisão que me pareceu mais acertada. Iria optar pelo Hospital Municipal de São Paulo e concorrer no sorteio a uma das quarenta vagas.
Finalmente o dia do sorteio, nomes e opções sendo anunciadas, vagas sendo preenchidas; o Municipal era o mais escolhido e já estava ficando completo, eu ainda fora do sorteio. Última vaga e fiquei fora, que pânico, sensação total de perda, desespero e finalmente, por ironia, talvez, fui o seguinte sorteado.
Não estava em condições de tornar nenhuma decisão, o desespero tomara conta de mim, não me havia preparado para aquela eventualidade, entraria em pânico caso não tivesse uma voz amiga calmamente sugerindo, sussurrando: “Escolhe a Santa Casa que depois troco com você”. Sem pensar, escolhi. Era o colega João Messetti, que saiu sem mais conversa, pois já havia feito sua escolha pelo Municipal.
Calmo, porém ainda preocupado, procurei o Messetti na escola e perguntei-lhe em que condições faríamos a troca, quanto teria de pagar pela gentileza, e ver se eu teria condições de realizar a troca, pois tinha ouvido conversas de outras trocas e talvez o dinheiro de que dispunha não fosse suficiente.
Ouvi sonora e solene descompostura, que nunca esquecerei.  “Que burro você é, Pelelé, não consegue ver um amigo fazer um gesto de amizade, sem querer colocar dinheiro no meio para tentar estragar tudo. Vi sua preocupação, seu desespero e resolvi ajudar pelos nossos bons tempos, por nossa amizade”.
Depois da troca de vagas tivemos um ano de muito trabalho no internato e só voltei a ver o amigo João Messetti já formado, nas comemorações festivas do fim de curso. Juntos fizemos residência de Oftalmologia na Santa Casa de São Paulo e continuamos amigos, companheiros por estes quarenta anos.


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...